"Escolha-arquitetura" vai divulgar papel dos arquitetos na qualidade das cidades
Lisboa, 17 nov (Lusa) - O programa "Escolha-arquitetura", hoje lançado em Lisboa, pela Ordem dos Arquitetos, vai realizar várias iniciativas para promover o acesso público aos profissionais desta área, e sublinhar a importância da atividade, para garantir a qualidade de vida nas cidades.
Lançado no Centro Cultural de Belém (CCB), pelo presidente desta entidade, António Lamas, e pelo presidente da Ordem dos Arquitetos/Secção Regional do Sul (OASRS), arquiteto Rui Alexandre, o programa tem como centro de atenção o concurso de arquitetura.
Em declarações à agência Lusa, Rui Alexandre explicou que esta iniciativa surge na sequência de uma campanha pública nacional realizada há dois anos, intitulada "Trabalhar com Arquitetos".
"Queremos recuperar essa campanha e melhorá-la em certos aspetos que têm a ver com a relação entre arquitetos e os seus clientes: a população em geral. A ideia é apresentar a profissão de arquiteto como igual a tantas outras a que se recorre habitualmente, como o médico ou o advogado", apontou.
Relativamente à campanha anterior, as melhorias a introduzir no `site` trabalharcomarquitectos.pt são, nomeadamente, uma ferramenta que informa os potenciais interessados em fazer uma simulação do custo de um projeto.
"As pessoas diziam que, através do `site`, não conseguiam saber quanto iriam gastar numa obra desenhada por um arquiteto e, com esta ferramenta, já poderão ter uma ideia", disse à Lusa.
O lançamento da campanha "Escolha-arquitetura", no CCB, prende-se com o facto de uma das iniciativas ser uma exposição sobre concursos de arquitetura, cujo curador é o arquiteto Luís Santiago Baptista.
A exposição, que exibirá um conjunto de grandes projetos que resultaram de concursos públicos, irá decorrer na Garagem Sul do CCB, de março a maio de 2016, e intitula-se "Arquitetura em Concurso: Um Percurso pela Modernidade Portuguesa".
Tem como mote o facto de os concursos possibilitarem uma leitura das transformações em Portugal, desde o início do século XX, num registo crítico desse percurso pela modernidade portuguesa.
A par da exposição, vai realizar-se um conjunto de debates em torno de edifícios que resultaram de concursos em exposição, um projeto educativo e uma publicação que se assume como uma investigação sobre o tema dos concursos em Portugal, segundo Rui Alexandre.
Até julho de 2016, a OASRS vai também promover concursos temáticos com o objetivo de incentivar o debate em torno da importância destas ferramentas na participação pública, no debate de ideias sobre a cidade e no envolvimento dos arquitetos com a sociedade.
O primeiro é lançado hoje e tem como objeto as Casas-Abrigo, nas Ilhas Selvagens na Madeira.
Outra iniciativa é o serviço eletrónico de concursos para centralizar os procedimentos pré-contratuais para aquisição de estudos e projetos de arquitetura, por parte de públicos e privados, que visa simplificar os procedimentos e generalizar a participação pública.
Também estará disponível, a partir de março do próximo ano, um diretório de arquitetos e histórias de boas práticas que ligaram clientes e arquitetos através de uma obra.