Escritora JK Rowling acumulou 27 ME de rendimentos no último ano - Forbes
Lisboa, 03 Out (Lusa) - A escritora britânica JK Rowling foi a que mais enriqueceu no mundo da literatura ao longo do último ano, arrecadando cerca de 217 milhões de euros, de acordo com a revista norte-americana Forbes.
A autora, que criou a personagem Harry Potter em 1997 e terminou a saga em 2007, já vendeu mais de 375 milhões de exemplares dos sete volumes que integram a série infanto-juvenil, traduzidos para mais de 60 idiomas.
As histórias do pequeno feiticeiro em Hogwarts foram adaptadas ao cinema e os filmes e todos os produtos a ele associados geraram lucros de 3,2 mil milhões de euros, e a série cinematográfica não está ainda terminada.
Nesta lista elaborada pela Forbes e divulgada esta semana, Johanne Rowling, multimilionária aos 43 anos, surge largamente destacada do segundo escritor mais rico do universo literário.
O escritor norte-americano James Patterson, cuja obra se destaca sobretudo na área do suspense, com obras como "A conspiração da aranha" e "A noiva assassina", surge com uma fortuna acumulada de 36 milhões de euros ao longo dos últimos 12 meses.
Tal como acontece com JK Rowling, também James Patterson, que já vendeu mais de 150 milhões de livros em todo o mundo, viu algumas das suas obras adaptadas ao cinema e televisão.
Segundo a Forbes, em terceiro lugar entre os milionários da literatura encontra-se o mestre do terror contemporâneo Stephen King, que amealhou 32,8 milhões de euros, uma fortuna comparado com o salário de professor que auferia nos anos 1970.
Do grupo dos dez milionários, apenas três são mulheres: JK Rowling, a romancista Danielle Steel (em quinto com 21,8 milhões de euros) e a autora norte-americana Janet Evanovich (em nono com 12 milhões de euros).
Tom Clancy (quarto), John Grisham (sexto), Dean Koontz (sétimo), Ken Follet (oitavo) e Nicholas Sparks (décimo), completam a lista.
No total, somando as fortunas pessoais dos dez escritores, os lucros rondaram 410 milhões de euros.
SS.