Espanha mantém velocidade máxima em 110 Km/h pelo menos até 30 de junho

O conselho de ministros espanhol aprovou hoje a limitação de velocidade máxima nas auto-estradas a 110 quilómetros por hora, uma medida que deve manter-se pelo menos até 30 de junho. O governo espanhol vai também promover a mudança da iluminação pública em vários concelhos do país e fomentar o transporte público. Para os condutores que quiserem mudar para pneus mais económicos, o governo criou um subsídio de 20 euros por pneu.

RTP /

Segundo o primeiro vice-presidente do governo e ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, a medida de limitação de velocidade poderá prolongar-se se se mantiver a subida dos preços do petróleo: "Às vezes é preciso tomar medidas, ainda que sejam impopulares. Com o litro de gasolina mais caro da história, temos de poupar", disse Rubalcaba, citado pelo jornal "El País". "Espanha é um país que durante muito tempo pensou que a energia era grátis, mas não: é caríssima".

O plano de poupança energética hoje aprovado tem como objetivo reduzir o consumo energético em 5 por cento, ou seja, 2300 milhões de euros, e custará 1157 milhões a pôr em prática. Trinta milhões de euros serão utilizados para substituir as lâmpadas de aldeias com menos de 200 habitantes e as cidades com mais de 25.000 pessoas terão cinco anos para mudar a sua iluminação pública. O custo de mudança de sinalização das auto-estradas custará 250 mil euros.
PUB