Espírito Santo Financial reduz participação no BES para 20,1 por cento

O Espírito Santo Financial Group comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que reduziu a sua participação no BES para 20,1 por cento, após a venda de 4,99 por cento das ações que detinha. Na sessão bolsista desta segunda-feira os títulos do banco já sofreram uma depreciação de 11,85 por cento, atingindo a cifra mais reduzida desde agosto de 2012.

Carlos Santos Neves, RTP /
Mário Cruz, Lusa

Na nota remetida à CMVM, o Espírito Santo Financial Group indica que a alienação de 4,99 por cento das ações do BES visou "conseguir fundos e permitir ao ESFG satisfazer as suas obrigações de reembolso sob um margin loan [empréstimo para a compra de ações] que permitiu manter a posição de 25 por cento no banco".Em seis sessões, os títulos do BES somaram uma desvalorização de 40,1 por cento. A perda acumulada desde o início de 2014 é de 52 por cento.

"Os fundos da venda, juntamente com certos outros colaterais detidos pelo banco, resultará no pagamento total e final do margin loan e extingue todas as obrigações no seu âmbito", acrescenta a entidade.

As ações do grupo Espírito Santo continuam esta segunda-feira à margem da negociação em bolsa, depois de a empresa ter pedido, há quatro dias, a interrupção das transações de títulos e obrigações em Lisboa e no Luxemburgo.

Por outro lado, as ações do BES já estiveram a perder mais de 11 pontos percentuais na sessão em curso, para os 0,424 euros. Isto no dia em que Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato assumem funções na administração do banco. Os títulos atingiram, assim, mínimos de dois anos.

Já ao final da manhã seguiam a resvalar 6,44 por cento, para os 0,45 euros. Esta é a sexta sessão bolsista consecutiva de depreciação do Banco Espírito Santo.

Tópicos
PUB