Estação TGV de Évora fica localizada junto a um dos nós da A6

O autarca de Évora, José Ernesto Oliveira, destacou hoje o facto da cidade receber a única estação em território português na ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa/Madrid, que ficará situada junto a um dos nós da A6.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"É um projecto extraordinariamente importante para Évora e para o Alentejo, que marcará, de forma decisiva, o futuro da região", afirmou José Ernesto Oliveira.

O autarca falava à agência Lusa no dia em que a Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) anunciou que entregou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o estudo de impacte ambiental referente ao estudo prévio do troço Montemor-o-Novo - Évora, da ligação entre Lisboa e Madrid.

De acordo com o comunicado da RAVE, o estudo foi entregue à APA no dia 22 de Junho, sendo o segundo estudo da empresa a ser submetido a um procedimento de avaliação de impacte ambiental, depois da entrega do trabalho referente ao troço Alenquer - Pombal, da linha Lisboa - Porto.

O troço Montemor-o-Novo - Évora tem uma extensão de 34 quilómetros, representando um investimento de cerca de 285 milhões de euros.

Integram também o Eixo Lisboa - Madrid, com entrada em exploração prevista para 2013, os troços Lisboa - Montemor-o-Novo, Évora - Elvas e o troço transfronteiriço.

Em Évora, a única estação em território nacional, na ligação entre as duas capitais ibéricas, vai ser construída junto ao nó da auto-estrada A6, próximo de Azaruja, a cerca de uma dezena de quilómetros da cidade.

"O TGV marcará, de forma decisiva, o futuro próximo de Évora", garantiu o autarca, considerando que nenhuma cidade, num mundo competitivo, pode ficar indiferente a uma infra-estrutura tão importante na mobilidade de pessoas e mercadorias como o TGV.

PUB