Estimativa do INE. Inflação abranda para 8,2% em fevereiro

por RTP
Reuters (arquivo)

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 8,2 por cento no mês de fevereiro, face aos 8,4 por cento de janeiro, segundo a estimativa rápida avançada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O INE indica, esta terça-feira, que "a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo quarto mês consecutivo, para 8,2 por cento em fevereiro de 2023", uma taxa inferior em 0,2 pontos percentuais comparativamente a janeiro.

o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) "terá acelerado para uma variação de 7,2 por cento, face ao 7,0 por cento do mês passado.
"Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para 2,0 por cento (...) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para 20,1 por cento", comparando aos 18,5 por cento de janeiro.

O INE acrescenta que a taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 8,6 por cento, mais dois pontos percentuais face ao mês anterior.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 8,6 por cento no mês em análise, mantendo-se igual à verificada em janeiro.
Tópicos
pub