Estimativa do INE. Inflação recuou para 3,6% em setembro

A taxa de inflação ter-se-á fixado nos 3,6 por cento em setembro, abaixo em 0,1 pontos percentuais do valor registado no mês anterior. É o que indica a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

RTP /
Os dados definitivos da inflação em setembro serão conhecidos no próximo dia 12 de outubro Pedro A. Pina - RTP

O indicador de inflação subjacente – ou seja, o índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos – terá sofrido uma variação de 4,1 por cento, contra os 4,5 do mês anterior.

“A variação do índice relativo aos produtos energéticos ter-se-á fixado em -4,1 por cento (-6,5 por cento no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá diminuído para 6,0 por cento (6,4 por cento em agosto)”, lê-se na síntese do INE.Relativamente ao mês anterior, a variação do Índice de Preços no Consumidor “terá sido 1,1 por cento, acima dos 0,3 de agosto e abaixo dos 1,2 por cento de setembro de 2022.

Estima-se, ainda de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, uma variação média nos últimos 12 meses de 6,3 por cento, contra 6,8 no mês anterior.

“O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português terá registado uma variação homóloga de 4,9 por cento (5,3 por cento no mês precedente)”, escreve o instituto.
Os dados definitivos da inflação em setembro serão conhecidos no próximo dia 12 de outubro.
Tópicos
PUB