A ETE - Empresa de Tráfego e Estiva notificou hoje a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da TSA -- Terminal de Santa Apolónia, que detém a concessão do Terminal Multipurpose de Lisboa, segundo uma nota.
Na informação, divulgada pela AdC, lê-se que "a operação de concentração consiste na aquisição pela Empresa de Tráfego e Estiva, S.A. (ETE), do controlo exclusivo da sociedade TSA -- Terminal de Santa Apolónia, Lda".
De acordo com o comunicado, a ETE pertence ao Grupo ETE, o qual desenvolve atividade nas áreas das operações portuárias, com um sistema de terminais portuários e concessões associados à logística, ao transporte fluvial, marítimo, terrestre e aéreo, no transporte marítimo de mercadorias, com atividade de armador, nos serviços de gestão técnica de navios e tripulações, recrutamento, formação e apoio à certificação de navios e instalações portuárias.
A AdC indicou ainda que a ETE "é uma empresa de estiva que se dedica à realização de operação portuária no Porto de Lisboa, sendo concessionária do Terminal Multipurpose do Poço de Bispo e realizando operação ao largo de carga e descarga de navios".
Já a TSA é controlada "pela ETE e pela GS Marítima, Lda. que detém a Concessão de Serviço Público da Atividade de Movimentação de Carga Geral Contentorizada e Fracionada no Terminal Portuário TML --- Terminal Multipurpose de Lisboa".