EUA pedem calma após ameaça de Taiwan
Washington, 14 out (Lusa) -- Os Estados Unidos da América pediram hoje calma depois de informações de que Taiwan está a preparar-se para colocar mísseis no arquipélago das Spratleys (Mar do Sul da China), disputado por vários países, noticiou a AFP.
"Encorajamos todos os protagonistas a resolverem o seu diferendo por meios pacíficos, de acordo com o direito internacional e sem recorrer à força nem à ameaça de um recurso à força", disse o porta-voz do Pentágono, George Little, comentando as intenções de Taiwan.
A comissão da Defesa de Taiwan pediu na quarta-feira que os seus guardas costeiros estacionados nos arquipélagos de Spratleys e em Pratas sejam armados com mísseis Chaparral ou Tien Chien I.
Na quinta-feira, um deputado de Taiwan afirmou que o ministro da Defesa, Kao Hua-chu, se manifestara a favor do referido projeto.
A China reivindica a totalidade do Mar do Sul da China, incluindo o arquipélago das Spratleys, constituído por centenas de pequenas ilhas e recifes.
Estas ilhas são também reivindicadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietname, sendo regularmente motivo de fricção entre a China e países vizinhos.
Taiwan dispõe de uma guarnição de 130 efetivos em Taiping, a maior das ilhas, com uma superfície de 1,4 quilómetros por 0,4).