EUA reagiram tarde - milionário Carlos Slim
México, 30 Set (Lusa) - O mexicano Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo e detentor de importantes investimentos nos Estados Unidos, afirmou hoje que a reacção da administração Bush foi "um pouco lenta" e que a crise é já a "mais complexa" desde a Grande Depressão de 1929.
Falando numa conferência de imprensa na cidade do México, Slim manifestou-se confiante com os últimos passos dados por Washington, no sentido de "estabilizar o sistema financeiro mundial, restabelecer a confiança do investidor e evitar corridas aos bancos, retirada de capital das instituições, etc, que têm consequências muito graves".
"O importante, o grave, o delicado e o cuidadoso" da actual crise, defendeu, é determinar "quais serão as repercussões para a economia real".
Apesar do esvaziar da "bolha especulativa" a nível mundial, mantém-se "uma grande especulação que deveria parar em relação às mercadorias, sobretudo petróleo e alimentos", afirmou.
Para Slim, a especulação exige uma melhor regulação das autoridades mas a Reserva Federal norte-americana deve evitar ser "excessivamente restritiva".
Lusa/Fim