Euro bate novo máximo face ao dólar, após inflação na Zona Euro ter atingido 3,6% em Março

Lisboa, 16 Abr (Lusa) - O euro bateu hoje um novo máximo histórico face ao dólar, depois da inflação na Zona Euro ter atingido os 3,6 por cento em Março.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A moeda norte-americana registou hoje a sua maior queda em três semanas face ao euro, tendo atingido os 1,5968 dólares, um novo máximo histórico.

A valorização da moeda única foi influenciada pelo resultado da inflação na Zona Euro, o que vem reforçar a resistência do Banco Central Europeu em reduzir as taxas de juro.

A inflação na Zona Euro situou-se nos 3,6 por cento em Março, superando os 3,3 por cento verificados em Fevereiro e os 3,5 por cento previstos na primeira estimativa do Gabinete de Estatísticas Europeu (Eurostat).

O valor de Março superou, também, em 0,1 pontos percentuais as previsões dos economistas contactados pela agência Bloomberg.

A inflação na Zona Euro ultrapassa largamente o limite de 2 por cento imposto pelo Banco Central Europeu, o que deixa menos margem de manobra para descer as taxas de juro na Zona Euro, que actualmente se situam nos 4 por cento, apesar dos efeitos negativos da crise na economia europeia.

TSM.

Lusa/Fim


PUB