Euro cresce face ao dólar com extensão do programa de estímulos da Fed
Lisboa, 20 jun (Lusa) -- O euro seguia hoje a valorizar face à moeda norte-americana, depois de a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter anunciado que vai continuar o programa de estímulo para tentar ajudar a maior economia do mundo.
Pelas 18:30, o euro valia 1,2707 dólares, acima dos 1,2689 dólares a que negociava na terça-feira sensivelmente à mesma hora, de acordo com os dados da agência Bloomberg.
A Reserva Federal dos EUA revelou hoje que vai prolongar a "operação Twist", um programa destinado a reduzir as taxas de juro de longo prazo, visando estimular a retoma da economia norte-americana.
Através da "operação Twist", iniciada em setembro, a Fed vendeu 400 mil milhões de dólares (cerca de 315 mil milhões de euros) em títulos do Tesouro norte-americanos de curto prazo, aplicando esse valor para comprar obrigações de prazos mais alargados. O objetivo desta operação é reduzir as taxas de juro de longo prazo - e assim estimular o crédito.
Este programa, que deveria concluir-se este mês, será assim prolongado até dezembro.
O euro negociava hoje da seguinte forma:
Divisas................hoje.....................terça-feira
Euro/dólar.............1,2707.......................1,2689
Euro/iene..............101,13.......................100,40
Euro/libra.............0,80823......................0,80745
Dólar/iene.............79,59........................78,97