Euro faz novo máximo face ao dólar pelo quarto dia consecutivo

O euro subiu hoje até 1,3641 dólares, novo valor mais elevado de sempre face à moeda norte- americana, levando quatro dias consecutivos a bater sucessivos máximos.

Agência LUSA /

às 11:10 horas, a moeda única subiu até aos 1,3641 dólares, após ao final da tarde de segunda-feira ter feito máximo histórico nos 1,3640 dólares, numa sessão sem indicadores e com a negociação determinada por factores técnicos.

Os mercados parecem manter a convicção de que as autoridades monetárias dos Estados Unidos e da Zona Euro nada farão para contrariar a depreciação do dólar.

"É muito claro que eles (Estados Unidos) estão a seguir uma política de negligência benigna", enquanto na Europa "não se atingiu ainda um patamar doloroso" que obrigue a medidas extraordinárias, declarou na segunda-feira um analista citado pela agência Bloomberg.

A Europa gostaria de ver um dólar mais forte, porque isso retiraria a pressão que se faz sentir sobre as exportações do velho continente, mas os Estados Unidos têm pouco a perder com a actual situação.

Com um dólar mais fraco, os Estados Unidos conseguirão mais facilmente combater o seu défice comercial com o exterior, já que as compras de produtos norte-americanos ficam mais baratas para os outros países.

PUB