Euro recua face ao dólar penalizado por descida da lira turca

| Economia

O euro caiu hoje para o valor mais baixo em 13 meses face ao dólar, num cenário de nervosismo com a queda da lira turca.

Às 17:50 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1396 dólares, quando na quinta-feira ao final da tarde negociava a 1,1551 dólares.

A depreciação da lira turca acentuou-se hoje, chegando a recuar 19% face ao dólar, devido ao nervosismo e à perda de confiança dos mercados, num contexto de crise diplomática com os Estados Unidos e de preocupação com a independência do banco central turco.

Segundo o jornal Financial Times, o Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com a exposição de alguns bancos europeus à Turquia.

Nos Estados Unidos, a inflação subiu 0,2% em julho em relação ao mês anterior e a taxa anual atingiu 2,9%, enquanto a inflação subjacente ficou em 2,4%.

O aumento dos preços favorece a subida das taxas de juro pela Reserva Federal, o que apoia a valorização do dólar.

Divisas..........hoje.................quinta-feira

Euro/dólar......1,1396.....................1,1551

Euro/libra......0,89389.................. 0,89975

Euro/iene.......126,13.................... 128,26

Dólar/iene......110,68.....................111,04

Tópicos:

Divisas,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

    É um desejo antigo do Homem poder tocar as estrelas. Um feito que parece ser agora "quase" alcançável através da missão espacial solar Parker.

      Entre as 21h00 de domingo e as 8h00 de segunda-feira, o mundo viu uma chuva de Perseidas, espetáculo habitual em agosto. Nos locais mais remotos, foi possível admirar melhor o fenómeno.

        Uma semana depois de as chamas deflagrarem em Monchique, a Proteção Civil deu o incêndio como dominado e em fase de resolução. Portugal volta a ser o país com mais área ardida na Europa.