Eurodeputados do PCP e PS pedem debate no Parlamento Europeu em Maio

Eurodeputados comunistas e socialistas solicitaram hoje um debate no Parlamento Europeu (PE) sobre as intenções da multinacional japonesa Yasaki de deslocalizar parte da produção de Portugal, provocando o despedimento de 800 trabalhadores.

Agência LUSA /

O pedido, elaborado por deputados do Grupo da Esquerda Unitária, a que pertence o PCP, e dos Socialistas Europeus, que inclui o PS, visa provocar o debate sobre o assunto no hemiciclo de Estrasburgo, depois de um grupo de trabalhadores da empresa de material eléctrico se ter deslocado a Estrasburgo para denunciar a situação, na semana passada.

Os eurodeputados do PCP, promotores da iniciativa, desejam ver o debate agendado para a sessão plenária de Maio, entre os dias 9 e 12, o mais tardar em Junho.

Para preparar o mesmo, os eurodeputados interpelaram de novo Bruxelas sobre o montante de apoios comunitários concedidos à Yazaki Saltanoi em Portugal, noutros Estados-membros e em países candidatos à adesão, bem como as medidas que tenciona tomar em defesa dos trabalhadores "tendo em conta a "gravidade da situação actual".

Esta situação, segundo os deputados, inclui acções de repressão e despedimento por parte da empresa, bem como a existência de doenças profissionais.

Na pergunta, os deputados explicam a história da empresa em Portugal, nas unidades localizadas em Vila Nova de Gaia e em Ovar, denunciando as intenções de despedir cerca de 800 trabalhadores, pressionando-os a rescindir os contratos e aumentando o ritmo do trabalho, aumentando as doenças profissionais como a tendinite.

O pedido é subscrito por vários eurodeputados, incluindo os portugueses do PCP Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro e os socialistas Fausto Correia, Francisco Assis, Elisa Ferreira e Ana Gomes.

A administração da empresa de cablagem eléctrica para automóveis já confirmou que vai deslocalizar parte da produção de Ovar para a Eslováquia e Turquia, mas o número de trabalhadores a dispensar ainda não está definido, estando previstas soluções como "a reinserção profissional dos colaboradores".

PUB