Eurogrupo retoma discussão na quinta-feira

O encontro dos ministros das Finanças da Zona Euro desta quarta-feira foi suspenso e terminou mais uma vez sem acordo. A ministra das Finanças esclareceu à saída que as negociações "ainda estão em curso" e não quis por isso "especular" sobre as propostas gregas.

Raquel Morão Lopes, Bruxelas - Antena 1 /

Foto: Yannis Behrakis/Reuters

Maria Luís Albuquerque enfatizou o processo tenso e cansativo nos trabalhos do Eurogrupo, na véspera daquela que será a quarta reunião dos ministros da Economia e das Finanças da Zona Euro em menos de sete dias, novamente com a questão grega em grande foco.

Alexis Tsipras e os credores reunem-se ainda esta noite para ultimar as negociações. A nova reunião junta o primeiro-ministro grego, o presidente da Comissão Europeia, a diretora do Fundo Monetário Internacional e ainda o presidente do Banco Central Europeu e serve para ultimar as conversações, antes do encontro do Eurogrupo, marcado para quinta-feira às 12h00.

As negociações com as partes envolvidas devem prolongar-se pela noite dentro em Bruxelas, depois de mais um longo dia de encontros e conversações em que ainda não foi possível chegar a acordo com a Grécia e credores sobre o plano de ajuda.

O encontro de emergência do Eurogrupo deverá acontecer em simultâneo com a Cimeira Europeia, que decorre entre os dias 25 e 26 de junho, também em Bruxelas.
PUB