Euronext e NYSE acordam fusão entre iguais

A Euronext NV e a New York Stock Exchange (NYSE) acordaram quinta-feira à noite uma fusão entre iguais, criando assim o primeiro mercado accionista global, divulgaram as empresas num comunicado conjunto.

Agência LUSA /

A NYSE, que vai adquirir a Euronext por 7,78 mil milhões de euros, venceu assim a disputa pela plataforma pan-europeia de negociação - que integra as bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Lisboa e Paris e o mercado de derivados de Londres (Euronext.liffe) -, na qual mediu forças com a Deutsche B¸erse.

O novo grupo, que se irá chamar NYSE Euronext, "irá redefinir o panorama global da negociação de acções e de derivados, produzindo benefícios significativos para accionistas, emitentes e utilizadores", refere a nota.

De acordo com o mesmo documento, "esta parceria estratégica criará o maior e mais líquido mercado de valores mobiliários, com uma capitalização bolsista combinada de cerca de 15 mil milhões de euros".

A NYSE Euronext será uma empresa de direito norte-americano e as suas acções ficarão listadas em Nova Iorque e na Euronext Paris.

A sede será em Nova Iorque e os escritórios internacionais em Paris e Amesterdão (que serão os centros de operações para as actividades internacionais), com Londres a manter-se o centro do negócio de derivados.

Segundo os termos do acordo, cada acção da NYSE será convertida numa acção ordinária da NYSE Euronext e cada accionista da Euronext poderá trocar cada acção da plataforma pan-europeia de negociação por 0,980 acções do novo grupo.

PUB