Europa pode mostrar resultados a parceiros do G20
Bruxelas, 27 out (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia considerou que o pacote de medidas adotado já esta madrugada pelos líderes da Zona Euro permite à Europa mostrar na próxima semana na cimeira do G20 que é capaz de tomar decisões.
Falando no final da cimeira da Zona Euro, José Manuel Durão Barroso disse que o conjunto de medidas hoje acordado é "um pacote abrangente que confirma que a Europa fará o que for necessário para salvaguardar a estabilidade financeira".
Segundo o presidente do executivo comunitário, na próxima semana, em Cannes (França), a Europa poderá mostrar aos seus parceiros do G20 que é capaz de tomar medidas que restauram a confiança no setor bancário europeu, asseguram proteções adequadas, aceleram a agenda para o crescimento, e reforçam ainda mais a coordenação e a vigilância económica.
Para Durão Barroso, a Europa mostra assim aos seus parceiros e cidadãos que está "pronta a completar a união monetária com uma verdadeira união económica".
O presidente da Comissão ressalvou todavia que o trabalho ainda não está terminado, e, concretamente em relação às medidas agora acordadas, será necessário finalizar certos aspetos e completá-las com as autoridades relevantes, o que acontecerá no decurso das "próximas semanas".
Além disso, indicou, a Comissão Europeia continuará a apresentar propostas para sair da crise.
"Isto é uma maratona, não é um sprint", afirmou.