Ex-subsidiária VarigLog anuncia novo depósito na conta da Varig

A VarigLog, antiga subsidiária de cargas da Varig, anunciou que efectuou mais um depósito na conta bancária da companhia aérea brasileira.

Agência LUSA /

Trata-se do quarto dia consecutivo em que a VarigLog efectua depósitos para manter o fluxo de caixa da Varig, até a realização de um novo leilão, da qual pretende participar.

Caso não seja a vencedora do novo leilão da companhia aérea, a VarigLog receberá de volta o montante depositado, cujo valor não foi divulgado, acrescido de um prémio de 10 por cento.

Os depósitos fazem parte do plano de emergência de 20 milhões de dólares proposto pela VarigLog, actualmente a única interessada em adquirir a Varig num eventual novo leilão a ser definido pelo Tribunal do Rio de Janeiro.

Esses depósitos visam evitar a contínua suspensão de voos da Varig, assegurar a manutenção das aeronaves e pagar as taxas aeroportuárias e o combustível.

A antecipação dos recursos faz parte da proposta da VarigLog, que ofereceu 485 milhões de dólares em troca de 90 por cento das acções da Varig sem dívidas.

Os outros 10 por cento seriam repartidos igualmente com os credores e com os trabalhadores da empresa.

O primeiro leilão foi anulado na última sexta-feira, após o consórcio NV Participações, formado pela associação Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) e por investidores, não ter efectuado o pagamento de 75 milhões de dólares relativos à primeira parcela da compra da Varig.

Nesta quarta-feira, o juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova Iorque, prorrogou o despacho que protege a Varig do arresto de suas aeronaves e de execução de dívidas até o próximo dia 21 de Julho.


PUB