Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam um português ferido e outro desaparecido

Exportações no setor agroalimentar em expansão

O valor global das exportações no setor agroalimentar aumentou 6,6 por cento entre 2012 e 2013, o que equivale a cerca de 3 milhões e 200 mil euros. O vinho continua a ser o campeão das exportações, mas o azeite é o produto que, ao longo dos anos, tem tido o crescimento mais impressionante.

Raquel Morão Lopes /

Foto: Reuters

Os números são avançados à Antena 1 pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. As exportações de azeite cresceram 30,2 por cento entre 2012 e 2013. Neste momento as vendas de azeite representam mais do dobro do que valiam em 2008.

Para além do azeite e do vinho, entre os produtos mais exportados estão as conservas, a cerveja, produtos de padaria e pastelaria, açúcar de cana e de beterraba, peixes e mariscos.

Apesar de tudo, o saldo da balança comercial no setor ainda é negativo em quase 4 mil milhões de euros. As importações valem quase 9 mil milhões de euros, ao passo que as exportações valem pouco mais de 5 mil milhões de euros, embora as exportações tenham crescido 6,6 por cento e as importações tenham caído 4,6 por cento.

(com Sandra Henriques)
PUB