F3M - Information Systems facturou 1,9 milhões de euros no primeiro semestre

A F3M - Information Systems, SA, de Braga facturou, no primeiro semestre de 2007, 1,9 milhões de euros, um aumento de 35,1 por cento face ao período homólogo de 2006, disse à agência Lusa fonte da empresa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo Pedro Fraga, chefe-executivo da F3M, em 2006 o valor total de negócios foi de 3,6 milhões, devendo a previsão para 2007, de quatro milhões, ser ultrapassada, chegando-se aos 4,2 milhões de euros.

A F3M exporta para Angola e Luxemburgo e, neste momento, já encetou o processo de internacionalização noutros mercados internacionais, nomeadamente Chile, América Latina e Áustria.

O gestor frisou que o crescimento envolveu três das quatro áreas em que actua: o software para empreendimentos imobiliários, para os sectores das ópticas e da solidariedade social.

Pedro Fraga salientou que o aumento das vendas ultrapassou os 50 por cento, com um forte contributo do software WinEMP para Empreendimentos Imobiliários.

No sector das Ópticas - referiu - "o software WinOPT caminha de forma gradual para a liderança do mercado, tendo registado um crescimento de quase 60 por cento, sustentado pela angariação de novos clientes e pela receptividade da nova versão".

Também na área da Solidariedade Social, em que a empresa é líder de mercado, a F3M - afirma - "registou um aumento de vendas de 22 por cento, muito acima dos 10 por cento previstos".

Mantendo o volume de vendas idêntico ao do ano transacto, a área têxtil (confecções e tecelagens) - assinala - foi o único sector em que a actividade da empresa não se traduziu num forte crescimento de vendas.

No entanto, até ao fim deste ano, a firma pretende inverter a situação com o lançamento da nova versão do WinGPR e de «mobile solutions» para aquele sector, à semelhança do que fez nas outras áreas de actividade.

"Mais importante que o aumento generalizado do volume de negócios, foi o aumento de todos os rácios financeiros da empresa e o facto da nossa actividade estar cada vez mais suportada nos serviços e menos no licenciamento de software", sublinha Pedro Fraga.

Com sede em Braga, e com 87 colaboradores, a F3M é uma das cem maiores empresas nacionais de tecnologias de informação e uma das 1.500 maiores empresas europeias do sector.

Desde Maio de 2005, possui uma delegação em Lisboa que tem como principal objectivo a comercialização directa do software F3M na região da Grande Lisboa.

A empresa foi fundada em Julho de 1987 e, em Dezembro desse ano, foi criada uma estrutura autónoma para a venda de hardware e soluções.

Nascia então a BIT - Soluções de Informática de F3M - que opera actualmente no mercado sob o nome BIT/F3M Solutions.


PUB