Fábrica de Famalicão veste astronautas e técnicos da Estação Espacial Europeia

Famalicão, 02 Abr (Lusa) - Os pólos, as t-shirts e a roupa interior usados pelos astronautas da Agência Espacial Europeia são confeccionados por uma empresa de Famalicão, disse, esta tarde, à Lusa, o administrador da Lima & Cª.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Desde 2003 que fabricamos mais de uma dezena de modelos, de cores variadas, de pólos, t-shirts e calções para a Agência Espacial Europeia (ESA)", disse José Cortinhas, o administrador da empresa Lima & Cª, em Famalicão.

O vestuário é usado pelos astronautas e por técnicos da ESA.

"Anousheh Ansari, a irano-americana que foi primeira astronauta turista a ir ao espaço, em 2006, foi vestida com roupa feita em Vila Nova de Famalicão", frisou ainda Cortinhas.

Também na Estação Espacial Internacional a roupa interior vestida pelos astronautas é totalmente produzida na fábrica de Pousada de Saramagos, em Famalicão.

Com 200 funcionários e uma facturação, em 2008, de 7,5 milhões de euros, a Lima & Cª é uma "empresa familiar".

"A fábrica é gerida por uma família e é por isso que tem conseguido evitar a crise económica", salientou o administrador.

O negócio com a ESA surgiu depois da empresa portuguesa ter criado uma `filial` em Paris, a Copa Compagnie Têxtil, que representa a Ethnic Blue, e tem lojas abertas ao público na capital francesa.

"Em Portugal ninguém nos conhece e no estrangeiro somos uma das empresas mais conceituadas no sector têxtil e do vestuário", disse a mesma fonte.

A fábrica de Famalicão exporta quase cem por cento do que produz.

"A França, o Líbano, a Dinamarca, a Holanda, a Inglaterra, a Irlanda, os Estados Unidos e Israel são os países que nos fazem mais encomendas", referiu José Cortinhas.

A polícia, os correios e o exército francês são os clientes mais recentes não só na confecção de vestuário mas também na investigação e desenvolvimento de projectos.

"As camisolas azuis com que normalmente vemos os astronautas dentro da estação espacial são totalmente feitas em Portugal, por funcionárias que cortam o tecido, costuram e bordam as peças", finaliza José Cortinhas.

EYM

Lusa/Fim

Tópicos
PUB