Fábrica do Ikea em Paços Ferreira adjudicada à A.Mesquita & Filhos

A A. Mesquita & Filhos ganhou o concurso para construção da nova fábrica do Ikea em Paços de Ferreira e pretende acompanhar a expansão do grupo de mobiliário sueco para Espanha, disse à agência Lusa o presidente da construtora.

Agência LUSA /

Alberto Mesquita disse que a obra, no valor de 27 milhões de euros, foi adjudicada quinta-feira ao consórcio formado pela A.

Mesquita & Filhos e pela Martifer e terá de estar concluída até Dezembro.

De forma a permitir o arranque da laboração da fábrica já no início de 2008, as obras de construção da infra-estrutura começam "impreterivelmente" em Março, ficando as estruturas metálicas a cargo da participada do grupo Mota-Engil.

Esta será a terceira empreitada da A. Mesquita & Filhos para o Ikea, já que a construtora foi também responsável pela primeira loja do grupo sueco em Portugal (Alfragide) e tem em curso a construção da sua segunda unidade, em Matosinhos.

No total, a "parceria" com o Ikea consubstanciou-se em obras no valor de 77 milhões de euros.

Destacando que o grupo sueco é um "muito bom cliente, com grande sabedoria do negócio" onde opera, Alberto Mesquita admitiu a vontade de o acompanhar na sua expansão internacional, nomeadamente para Espanha.

"O Ikea quer expandir a actividade que já tem em Espanha, abrindo novas lojas naquele país, e nós temos vindo a acompanhar este negócio", adiantou à agência Lusa.

Em Paços de Ferreira, a A. Mesquita & Filhos tem já montado o estaleiro no local da futura fábrica do Ikea, uma vez que a Câmara local havia adjudicado à construtora os trabalhos de terraplanagem.

Um factor que, admitiu Alberto Mesquita, terá pesado na escolha da construtora pelo Ikea, em detrimento da concorrente espanhola que chegou também à "recta final" do concurso para edificação da fábrica.

"Isto vai permitir-nos iniciar a construção já em Março, pois temos toda a logística montada", afirmou Alberto Mesquita, destacando a importância de cumprimento dos prazos estipulados, de forma a garantir a entrada de equipamentos na unidade já em Junho.

Com um total de 155 mil metros quadrados de área (a expandir, numa 2ª fase, para 220 mil metros quadrados), a unidade de Paços de Ferreira será, segundo o empresário, "muito similar" à que o Ikea já possui na Polónia.

"Por isso mesmo, enviámos para lá os nossos técnicos e projectistas", disse, adiantando que a "componente considerável" de estruturas metálicas prevista motivou a parceria com a Martifer.

Para além da nova fábrica do Ikea, a A. Mesquita & Filhos tem entre as principais obras em carteira a construção de um `resort` de luxo em Tavira, Algarve, promovido por um grupo hoteleiro alemão e no valor de 22 milhões de euros.

Segundo Alberto Mesquita, as obras deste empreendimento já começaram e estarão concluídas até final do ano.


PUB