Feira Agrícola de Alpiarça decorre de 5 a 13 de setembro com o vinho em destaque
A 33.ª edição da Alpiagra - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça vai realizar-se de 05 a 13 de setembro, dando particular destaque ao vinho e ao melão, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara.
Mário Pereira explicou que a edição deste ano, que contará com um investimento de 50 mil euros e aguarda a visita de "algumas dezenas de milhar de visitantes", vai dar um "enfoque suplementar ao vinho e às adegas" e ao melão `Manuel António` (em processo de certificação) e incluir colóquios, `workshops` e conferências temáticas.
"A Alpiagra é o momento mais adequado para promover os vinhos de qualidade produzidos no concelho e na região", disse o autarca de Alpiarça, no distrito de Santarém, sublinhando que o antigo pavilhão de exposições será destinado ao setor, com a presença de produtores, provas e vendas de vinhos, tertúlias e espetáculos de animação.
"Esta é a nossa festa anual, um momento de encontros e reencontros com a comunidade residente e com a comunidade emigrante, ligada a um concelho onde o setor agrícola continua a ser a vertente mais importante e o principal motor de desenvolvimento económico", destacou Mário Pereira (CDU).
No espaço do certame, que vai decorrer em dois pavilhões e numa área ao ar livre, haverá dois palcos para a realização de espetáculos e expositores de outras áreas de atividade - comércio, serviços, agroindústria, instituições, feira do livro e artesãos regionais -, num total de 120.
No espaço exterior, entre os dois pavilhões e com um espaço com relvado, haverá atividades lúdicas e desportivas, carrosséis e carrinhos de choque, para além de concertos com Oquestrada e de Tributo a Bob Marley, humor com Eduardo Madeira, fado, folclore e filarmónicas.
Num município onde residem cerca 7.800 habitantes, a Alpiagra configura-se como "o momento mais importante do ano, em termos de mostra económica, cultural e dinâmica associativa, assim como de afirmação da identidade de um povo e de uma região", vincou o autarca.
O programa inclui ainda animação musical diária nas tasquinhas e música selecionada por DJ depois da meia-noite, além de bailes populares.
"É um cartaz que reflete maior racionalidade em termos financeiros, sendo equilibrado e variado, procurando ir ao encontro de vários tipos de públicos", afirmou Mário Pereira.
O responsável disse ainda que o concelho tem em mãos um "processo de saneamento financeiro que deriva de dificuldades económicas" e desejou que o próximo Governo "respeite a autonomia do poder local e consagre os meios necessários para a recuperação das finanças municipais".