Feira Internacional de Agro-Pecuária arranca hoje com mais de 250 expositores
Estremoz, Évora, 29 Abr (Lusa) - A 22/a Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz (FIAPE), uma das mais importantes do Alentejo, começa hoje com a presença de 250 expositores, muitos deles espanhóis, para reforçar a promoção dos produtos regionais.
A abertura do certame, marcada para as 16:00, vai ser presidida pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva.
A FIAPE decorre até domingo, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, com a participação de expositores de sectores tão diversos como a agricultura, comércio, pecuária, artesanato, serviços, indústria e produtos regionais.
De acordo com os organizadores, a edição deste ano do certame, que habitualmente recebe largos milhares de visitantes, conta com uma forte participação da Extremadura espanhola.
O presidente do município de Estremoz, José Alberto Fateixa, garantiu à agência Lusa que a organização aposta este ano na componente dos produtos regionais e no reforço da internacionalização do certame.
De acordo com o autarca, a feira deste ano conta com a presença da Junta da Extremadura e de representantes das localidades espanholas de Zafra, cidade geminada com Estremoz, de Badajoz, Albuquerque, Coria e de Olivença.
Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística do concelho, a FIAPE está a cargo da Câmara Municipal de Estremoz, enquanto o sector da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).
No sector da pecuária, vão estar expostos animais de raças selectas, cerca de 300 exemplares de gado ovino e caprino, 60 bovinos e 10 equinos.
O programa do certame inclui ainda concursos de ovinos, nomeadamente o Concurso de Ovinos da raça Merino Preto e Concurso de Ovinos da raça Ile de France, assim como o Concurso de Bovinos da raça Limousine.
Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, vão também marcar presença, além de colóquios, espectáculos musicais, actividades desportivas e apresentação de três livros.
O certame agrega a Feira de Artesanato de Estremoz, considerada "uma das mais conceituadas a nível nacional", com a participação de cem artesãos, de diferentes localidades do país.
MLM/TCA.
Lusa/Fim