Feira Internacional de Agro-Pecuária com forte participação da Extremadura espanhola
Estremoz, Évora, 07 Abr (Lusa) - A edição deste ano da Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz (FIAPE), um dos certames mais importantes do Alentejo, arranca dia 29 de Abril e conta com uma forte participação da Extremadura espanhola, anunciou hoje a organização.
A feira, com mais de 250 expositores e que recebe anualmente largos milhares de visitantes, atinge este ano a sua 22/a edição, até 04 de Maio, no parque de feiras e exposições da cidade.
O presidente do município de Estremoz, José Alberto Fateixa, garantiu hoje à agência Lusa que a organização vai apostar este ano na componente dos produtos regionais e no reforço da internacionalização do certame, contando com uma "forte participação" da Extremadura espanhola.
De acordo com o autarca, a feira conta este ano com a presença da Junta da Extremadura e de representantes das localidades espanholas de Zafra, cidade geminada com Estremoz, Badajoz, Albuquerque, Coria e Olivença.
Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística do concelho, a feira integra expositores dos sectores da agricultura, comércio, indústria, pecuária, artesanato e instituições.
Exposições e concursos de gado, máquinas agrícolas, produtos regionais, actividades económicas, artesanato, concurso de cozinha alentejana e animação cultural constituem algumas das componentes do certame.
A FIAPE, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, agrega uma mostra de artesanato, com a participação de artesãos de diversas localidades do país, considerada "uma das mais conceituadas a nível nacional".
A 26/a edição da Feira de Artesanato de Estremoz, com cerca de uma centena de expositores, constitui uma das principais vertentes da FIAPE.
No sector da pecuária, a cargo da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE), vão estar expostos ovinos, caprinos e bovinos de raças selectas.
Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, vão também marcar presença, além dos colóquios, espectáculos musicais e provas desportivas.
TCA.
Lusa/Fim