Fernando Medina: "Portugal foi o segundo país da Zona Euro que mais cresceu em 2022"

por RTP

Presente nas reuniões do Eurogrupo e do Eucofin, sobre a "Análise da situação económica na Europa", Fernando Medina disse aos jornalista que será discutida a "melhoria significativa dos indicadores a nível europeu, com uma melhoria das perspetivas sobre o ano de 2023". O ministro português das Finanças explicou, então, que há "um conjunto de fatores que explicam esta melhoria", incluindo o "consumo menor de gás" e a "normalização dos preços dos transportes de mercadorias".

"São boas notícias para a Europa. São boas notícias para Portugal, assim se concretizando", afirmou Fernando Medina, relembrando contudo que se mantém o "clima de incerteza" devido à guerra na Ucrânia.

"Ainda assim são indicadores bastante mais positivos do que aqueles que tínhamos, no nosso último encontro em Bruxelas", continuou. "Isso tem importância, naturalmente, para a economia portuguesa".

Segundo Fernando Medina, Portugal está a "acompanhar a interrupção da queda dos indicadores de confiança e até alguma recuperação de indicadores de confiança", o que dá alguma expectativa que em 2023 o país consiga "cumprir" o que está definido no plano orçamental.

"Portugal é o segundo país que mais cresce na Zona Euro em 2022, com um crescimento de 6,7 a 6,8 por cento. A taxa de desemprego mantém-se historicamente em valores baixos, apresentaremos uma redução recorde da dívida pública", justificou o ministro.
pub