Fertagus inicia hoje exploração do serviço ferroviário entre Setúbal e Lisboa
A Fertagus inicia hoje o serviço ferroviário entre Setúbal e Lisboa através da ponte 25 de Abril, com partidas nos dois sentidos de 30 em 30 minutos e viagens com uma duração máxima de 57 minutos no maior percurso.
Os responsáveis da empresa que já assegura o transporte ferroviário entre as duas margens do Tejo garantem que a estratégia da Fertagus na nova ligação Setúbal/Lisboa visa apenas combater o transporte individual, mas admitem que poderão ocorrer algumas transferências de passageiros de outros operadores de transporte.
A comodidade e a rapidez do transporte ferroviário, bem como a ligação aos "interfaces" do Metro e da Carris na cidade de Lisboa, são algumas vantagens competitivas da Fertagus relativamente a outras empresas de transporte de passageiros.
O passe normal entre Setúbal e Lisboa, apenas para a Fertagus, custa 87,75 euros e os passes combinados serão vendidos a 94,25 euros (Fertagus e Metro) e 96,05 (Fertagus e Carris).
Na rodoviária TST (Transportes Sul do Tejo), que transporta diariamente milhares de pessoas entre Setúbal e Lisboa, o passe social é de 88,16 euros e o passe combinado (TST, Carris e Metro) de 99,30 euros.
A circulação de comboios entre Lisboa e Setúbal resulta de um aditamento ao contrato de concessão da Fertagus, conforme estava previsto desde que foi construída a travessia ferroviária através da ponte 25 de Abril.
Fonte da empresa disse à Lusa que está em curso uma renegociação do contrato que deverá estar concluída até ao final do ano e que deverá estabelecer as contrapartidas a pagar pelo estado para a prestação de um serviço público ferroviário.
A cerimónia de inauguração da nova ligação ferroviária Setúbal/Lisboa, presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mexia, está marcada para as 9:20 na estação de Coina, após uma viagem de comboio com partida às 8:56, da cidade de Setúbal.