Fertagus oferece bilhetes com 50 por cento de desconto para estudantes
Os bilhetes dos autocarros e comboios da Fertagus, que faz a travessia entre Lisboa e a Margem Sul, vão custar metade do preço nos meses de Julho e Agosto para estudantes até aos 18 anos.
A iniciativa realiza-se pela primeira vez nos meses de Verão, ainda que este projecto já esteja em funcionamento durante as férias escolares intercalares, nomeadamente na Páscoa e no Natal, desde o ano lectivo de 2000/2001.
De acordo com Raquel Santos, do gabinete de marketing da Fertagus, o sucesso alcançado nas iniciativas intercalares serviu de alavanca para se alargar o período de promoção e avançar para um projecto mais extenso, com duração de dois meses.
"Nas férias de Natal, e durante cerca de 15 dias, tivemos uma média de 2 mil bilhetes vendidos no âmbito desta campanha, um número que esperamos bastante mais elevado para estes meses de Verão, por ser um período mais extenso, mas também de possibilidade de realização de mais actividades", disse Raquel Santos à Agência Lusa.
Fomentar novas práticas de lazer e sensibilizar os jovens para o uso dos transportes públicos, ao invés de transportes pessoais, são os principais objectivos desta campanha, que se realiza pela primeira vez durante os meses de Julho e Agosto.
Além disso, a empresa pretende também fomentar mais o uso dos autocarros e comboios da Fertagus fora das horas de mais movimento, nas horas consideradas mais ocasionais, para atrair mais público para o uso dos transportes alternativos à viatura própria.
Paralelamente a esta campanha, a Fertagus lançou outra iniciativa para a época balnear, que começou a funcionar no passado dia 10 de Junho.
Durante todo o período balnear, a empresa oferece tarifários mais baratos, em parceria com a rede de autocarros Transportes Sul do Tejo (TST), para quem se desloque de comboio e de autocarro para as praias da Costa de Caparica.
No caso de um utente se deslocar de Lisboa ou de Coina para o Pragal, e posteriormente apanhar um autocarro para as praias da Costa de Caparica ou Fonte da Telha, o bilhete normal de ida e volta custará 3, 80 euros, e o bilhete para crianças ou idosos será de 2, 10 euros.
Um preço bastante mais atractivo que os tarifários normais praticados pelas duas empresas, visto que a viagem de comboio de ida e volta, para o mesmo trajecto, custaria, 3,20 euros, enquanto o traçado de autocarro entre o Pragal e a Caparica custaria 5 euros.
A compra de um bilhete combinado para esses locais será, deste modo, 4,40 euros mais barata, uma iniciativa que a Fertagus levou a cabo no sentido de "incentivar os utentes das praias a deslocarem-se de transportes públicos".
Para que a campanha decorra sem problemas, a Fertagus elaborou, conjuntamente com a TST, horários compatíveis entre os dois meios de transporte, de modo a que os utilizadores "não fiquem muito tempo à espera de um ou outro transporte quando forem para ou regressarem das praias".