Fiat e Ford juntas para produzirem dois novos modelos económicos
O sector automóvel do Grupo Fiat e a Ford Motor Company anunciaram hoje um acordo de cooperação para o desenvolvimento conjunto e a produção de duas viaturas para o segmento europeu de carros económicos.
Em comunicado, as empresas afirmam que o acordo alcançado permitirá desenvolver dois veículos, o novo Fiat 500 e um substituto do actual Ford Ka na Europa, com design interior e exterior fiéis à identidade de cada um dos parceiros.
Sublinhando a grande experiência de ambas as empresas no desenvolvimento, bem sucedido, de carros do segmento A na Europa, a nota afirma que, trabalhando juntas, a Fiat e a Ford irão beneficiar substancialmente de uma redução de custos e de uma economia de escala na produção e na aquisição de componentes.
"O resultado levará a um aumento da qualidade e a um preço mais competitivo, mantendo as características de cada um dos modelos", lê- se no comunicado.
Segundo a nota, os dois construtores automóveis estão já a desenvolver os novos veículos, prevendo-se que cheguem ao mercado no período 2007/2008, com uma produção anual que rondará as 240 mil unidades, metade para cada um dos modelos.
A actual plataforma do Panda servirá de base para o desenvolvimento dos novos carros, que serão produzidos na fábrica da Fiat existente em Tychy, na Polónia, com motores da Fiat fabricados na Polónia e em Itália, com o contributo de técnicos da Ford.
"O acordo de cooperação com a Ford representa mais um marco na nossa estratégia de alianças que visa a partilha dos custos financeiros e industriais dos novos produtos e plataformas", disse Sérgio Marchionne, presidente executivo do Grupo Fiat e da Fiat Auto, sublinhando a consistência com alianças bem sucedidas alcançadas com outros construtores, como a Peugeot, Citroen e Suzuki, e as negociações em curso com o grupo indiano Tata Motors.
Para o CEO e presidente para a Europa da Ford, John Fleming, o objectivo da marca é substituir o Ka por um modelo icónico idêntico, garantindo que o veículo manterá as características fundamentais do original, introduzindo elementos chave da "nova linguagem de design cinético".
Fleming frisou que a decisão de unir esforços com a Fiat nesta área "altamente competitiva" permite reduzir os custos de cada unidade ao mesmo tempo que se desenvolvem produtos altamente competitivos fiéis ao valor da marca.