Fisipe recorre da decisão judicial

A fabricante portuguesa de fibras sintéticas Fisipe anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal de Barcelona que a obriga a indemnizar os trabalhadores da unidade que encerrou em Espanha.

Agência LUSA /

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Fisipe Portugal refere que a sentença judiciária que a condena a pagar uma indemnização aos trabalhadores da fábrica espanhola "está a ser objecto do respectivo recurso".

A sentença pode obrigar a empresa a pagar cerca de 30 milhões de euros aos seus trabalhadores da unidade de Barcelona encerrada por inviabilidade económica, o que equivale, segundo a empresa, ao custo de um despedimento sem justa causa.

A decisão de encerrar a fábrica em El Prat de Llobregat foi anunciada pela Fisipe no passado dia 23 de Fevereiro e no final de Maio a empresa pediu a falência da sua fábrica em Barcelona, considerada economicamente inviável.

O desaparecimento da fábrica em Espanha passou pelo despedimento de 270 pessoas.

No comunicado divulgado pela CMVM, a empresa refere que "os activos da sociedade são suficientes para cobrir" os 30 milhões de euros da indemnização, bem como uma parte significativa do passivo da unidade espanhola. Por isso, "a administração judicial está neste momento a negociar com os sindicatos para que se possa alcançar um acordo extra judicial de pagamento de indemnizações aos trabalhadores".

Na sessão de hoje da Euronext Lisboa, às 13:35, as acções da Fisipe caíam 3,51 por cento, para 1,1 euros, com 600 acções transaccionadas.

IRE.

Lusa/Fim


PUB