Fnac investiu 3,5 milhões de euros na loja no centro comercial Braga Parque

A multinacional francesa Fnac investiu 3,5 milhões de euros na loja de Braga que abre quinta-feira no centro comercial Braga Parque, ocupando 1.765 metros quadrados e empregando 100 colaboradores, disse hoje à Lusa fonte da empresa.

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Segundo a fonte, a Fnac coloca ao dispor do consumidor "livros, discos e DVD`s, bem como equipamento tecnológico nas áreas do som e da imagem digital, da micro informática e das telecomunicações, consolas e jogos".

A empresa, que assim fica com 12 lojas em Portugal, conseguiu em 2006 um volume de vendas de 290 milhões de euros, que representa 5,4 por cento dos seus resultados internacionais.

A Fnac Portugal - acentua a fonte - "é já o terceiro mercado mais rentável do grupo, depois de França que representa cerca de 74,8 por cento e da Espanha com 8,7 por cento, respectivamente".

Em 2006 a FNAC registou em Portugal vendas de mais de quatro milhões de livros, cerca de 2,7 milhões de CDs e 1,2 milhões de DVDs.

A loja de Braga engloba um Fórum Fnac onde serão realizados eventos culturais, com música ao vivo, lançamentos de livros, debates e workshops, exibições de filmes, performances, animação infantil e exposições.

Por este espaço de divulgação passaram já personalidades da cultura portuguesa e internacional como António Lobo Antunes, José Saramago e Paul Auster, Maria João e Mário Laginha, Antony & the Johnsons, Sérgio Godinho, Mísia, Kaiser Chiefs, Clã, Rodrigo Leão, Da Weasel, dEUS, João Mário Grilo e António da Cunha Telles, entre outros.

"Numa perspectiva de interacção com agentes culturais da cidade", a Fnac inaugura o seu espaço com uma exposição do fotógrafo português Bruno Santos, em parceria com o Museu de Imagem de Braga.

A série "Another Championship" está integrada no projecto "Deslocações - Open Space Project" patente no Braga Parque até ao dia 15 de Dezembro.

Segundo Rui Prata, do Museu da Imagem, "o trabalho Another Championship, de Bruno Santos, oferece-nos um registo topográfico de campos de futebol amador, cujo retrato paisagístico nos reporta, pela sua tipologia, maioritariamente ao sul do país".

"Contudo são imagens que poderíamos encontrar não apenas noutros pontos do território português como também, noutros países do sul da Europa ou da América Latina", assinala.

A Fnac é detida pelo Grupo francês Pinault Printemps - PPR - líder de distribuição especializada na Europa, que entrou no seu capital social em 1994, tornando-se o accionista maioritário em 1996.

A actividade do grupo PPR desenvolve-se em torno de duas vertentes: o sector de retalho, que integra a FNAC, Conforama, Redcats e CFAO, e o de luxo, que agrupa cerca de dez marcas do Grupo Gucci.

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