Francesa Bollore investiu 11,7 ME em cais flutuante para pesquisa de gás e petróleo em Moçambique

Maputo, 13 jun (Lusa) - A empresa francesa Bollore Africa Logistics investiu 11,7 milhões de euros na aquisição e montagem de um cais flutuante para o apoio logístico à pesquisa de gás e petróleo em Moçambique, anunciou hoje a companhia.

Lusa /

Falando em Maputo, durante uma conferência de imprensa, o diretor-regional para África Oriental e Austral da Bollore Africa Logistics, Tony Stenning, afirmou que a colocação de um cais flutuante no Porto de Pemba, norte de Moçambique, que serve de base logística às pesquisas de gás e petróleo na Bacia do Rovuma visa permitir a contenção de custos de perfuração na pesquisa de gás e petróleo.

"As companhias petrolíferas gastam, por dia, em média, 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhão de euros) em operações ligadas à perfuração e é importante que os custos não derrapem. O cais móvel foi uma solução tecnológica concebida para a necessidade de contenção de custos em operações em mar", disse Tonny Stenning.

O cais flutuante colocado no terminal de gás e petróleo de Pemba, adiantou o director-regional para África Oriental e Austral da Bollore Africa Logistics, está a funcionar como plataforma logística para quatro navios de prospecção de gás e petróleo das multinacionas Anadarko, dos EUA, e ENI de Itália.

Enormes reservas de gás natural foram descobertas na Bacia do Rovuma nos últimos anos e decorrem pesquisas para a descoberta de mais reservas e, provavelmente, de petróleo.

Tópicos
PUB