Frente Comum confirma que se fala de corte de salários na Função Pública

por Sandra Henriques

Foto: Lusa

A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública confirma que tem sido cada vez mais aventada a hipótese de o governo avançar com cortes de salários na Função Pública. Ana Avoila alerta para as consequências deste tipo de medidas.

“Tem-se falado nessa possibilidade. Não sabemos até que ponto isso está a ser construído assim ou não. Mesmo por dentro do Ministério das Finanças fala-se nessa hipótese, como se fala noutras. Nos últimos tempos essa é a que aparece mais, mas fala-se noutras hipóteses, nomeadamente nos despedimentos”, afirma Ana Avoila à Antena1.

A dirigente sindical recorda que “não pode haver despedimentos na Função Pública nem no setor privado, porque é inconstitucional da forma como querem fazer”. “Daí que conste que esta é a solução que tentam pôr cá fora. As consequências são gravíssimas. Vem agravar ainda mais, porque a ideia que eles têm é de baixar pensões e salários com cortes permanentes e isto é desastroso”, avisa.

Estas declarações surgem depois de o antigo coordenador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã ter avançado em entrevista à Antena1 que a ‘troika’ está a negociar com o governo a hipótese de voltar a cortar os salários da Função Pública.

pub