Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Função Pública. Sindicatos insistem em atualizações salariais acima da inflação

por RTP

Foto: Tiago Petinga - Lusa

Os sindicatos da Função Pública reivindicam atualizações de salários acima do valor da inflação e pedem propostas concretas ao chefe do Governo.

No debate parlamentar de quarta-feira, o primeiro-ministro afirmou que tenciona chamar as estruturas sindicais da Administração Pública para discutir aumentos salariais superiores àqueles que têm estado em cima da mesa.

"Porque verificamos que há uma alteração dos pressupostos com base nos quais foram assinados os acordos com a Função Pública, [estamos disponíveis] para falar com os sindicatos em matéria de rendimento dos trabalhadores da Função Pública", afirmou António Costa no debate sobre política geral, em resposta à bancada do PCP.O governante assinalou que, no momento da assinatura dos acordos sobre os salários dos trabalhadores do Estado, estimava-se uma inflação de 7,4 por cento em 2022.

"Sabemos que a inflação final de 2022 foi de 7,8 por cento e, portanto, temos disponibilidade para haver uma revisão, tendo em conta aquilo que é a alteração no que diz respeito aos salários", insistiu Costa.

O chefe do Executivo adiantou ainda que serão anunciadas um "medidas de apoio a famílias mais vulneráveis", tendo em conta a escalada dos preços. Processo que deverá estar concluído "na próxima semana".

"Aguardamos que, no final desta semana, seja confirmado aquilo que é o resultado da execução orçamental do ano passado para podermos adotar dois tipos de medidas", rematou.


pub