Fundo da CGD apenas com 20% de imóveis com opção de compra

27 Mar (Lusa) - A Caixa Geral de Depósitos (CGD), através da sua subsidiária Fundimo, anunciou hoje, no Porto, que o novo fundo de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) tem apenas 20% do total de imóveis em carteira de clientes que substituíram os seus contratos de crédito à habitação por arrendamento com opção de compra.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Estes são os primeiros resultados da iniciativa do Governo, anunciada por José Sócrates no Parlamento no final do ano como uma das medidas anti-crise. Este tipo de fundo foi criado para clientes que estejam a ter dificuldades em cumprir as suas obrigações com a banca ao nível do crédito à habitação.

O FIIAH da Caixa, que entrou em vigor a 19 de Janeiro, foi o primeiro a ser lançado. O Banco Espírito Santo irá colocar no mercado o seu Fundo, enquanto que o Millennium bcp ainda está a equacionar se constitui ou não um este tipo de instrumento financeiro.

O administrador da Fundimo revelou que os restantes 80 por cento dos imóveis do FIIAH foram adquiridos propositadamente para posterior colocação no mercado de arrendamento.

Paulo Sousa revelou que o Fundo investiu nos dois primeiros meses de actividade 22 milhões de euros na aquisição e remodelação de 335 imóveis, adiantando que algumas das fracções foram adquiridas enquanto outras estão em vias de o ser, em avaliação, em fase de negociação ou de obtenção de certificação energética.

PD/AJG

Fim

PUB