Fundo da CGD apenas com 20% de imóveis com opção de compra
27 Mar (Lusa) - A Caixa Geral de Depósitos (CGD), através da sua subsidiária Fundimo, anunciou hoje, no Porto, que o novo fundo de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) tem apenas 20% do total de imóveis em carteira de clientes que substituíram os seus contratos de crédito à habitação por arrendamento com opção de compra.
Estes são os primeiros resultados da iniciativa do Governo, anunciada por José Sócrates no Parlamento no final do ano como uma das medidas anti-crise. Este tipo de fundo foi criado para clientes que estejam a ter dificuldades em cumprir as suas obrigações com a banca ao nível do crédito à habitação.
O FIIAH da Caixa, que entrou em vigor a 19 de Janeiro, foi o primeiro a ser lançado. O Banco Espírito Santo irá colocar no mercado o seu Fundo, enquanto que o Millennium bcp ainda está a equacionar se constitui ou não um este tipo de instrumento financeiro.
O administrador da Fundimo revelou que os restantes 80 por cento dos imóveis do FIIAH foram adquiridos propositadamente para posterior colocação no mercado de arrendamento.
Paulo Sousa revelou que o Fundo investiu nos dois primeiros meses de actividade 22 milhões de euros na aquisição e remodelação de 335 imóveis, adiantando que algumas das fracções foram adquiridas enquanto outras estão em vias de o ser, em avaliação, em fase de negociação ou de obtenção de certificação energética.
PD/AJG
Fim