Fundo de pensões do BCP a transferir para o Estado vale 3MMEuro

Lisboa, 06 dez (Lusa) -- Carlos Santos Ferreira adiantou hoje que o fundo de pensões do BCP a transferir para o Estado vale três mil milhões de euros, admitindo que a operação terá impacto nas contas da instituição que lidera, mas é comportável.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O fundo de pensões do BCP é de cerca de três mil milhões, praticamente idêntico à totalidade dos fundos transferidos das restantes instituições", afirmou hoje Carlos Santos Ferreira, à margem do encerramento do Movimento Milénio, promovido pelo Expresso e pelo Millenium BCP.

O presidente do BCP reconheceu que a transferência do fundo de pensões para a Segurança Social terá "impacto" nas contas da instituição financeira, mas apenas no primeiro semestre de 2012 e garantiu estar "dentro dos pressupostos".

A transferência dos fundos de pensões dos principais bancos privados para a Segurança Social vai valer aos cofres do Estado seis mil milhões de euros no imediato, disse hoje à Lusa o ministério das Finanças.

"O total a transferir será da ordem dos seis mil milhões de euros", afirmou fonte oficial das Finanças, adiantando ainda que "o acordo envolve todas as instituições de crédito abrangidas pelos instrumentos de regulamentação coletiva do sector bancário".

Tópicos
PUB