Fundo do BNP Paribas com cotação suspensa volta a ser transaccionado a 30 Agosto
Os investidores portugueses que compraram o fundo de investimento Parvest Dynamic ABS do BNP Paribas e que estavam impedidos de resgatar o seu dinheiro, vão poder voltar a transaccionar unidades de participação desse fundo a 30 de Agosto, anunciou hoje a instituição.
Em comunicado, o BNP Paribas informa que, depois de ter sido desenvolvido um mecanismo de avaliação, "estão reunidas as condições para reatar o cálculo da cotação, assim como as subscrições e regastes do Parvest Dynamic ABS", a partir das 15:00 (hora do Luxemburgo) de quinta-feira.
O banco tinha suspendido a 7 de Agosto a negociação deste fundo por dificuldades na obtenção de uma cotação para os mesmos, na sequência dos problemas associados ao crédito de alto risco dos EUA (sub prime), segmento a que estes fundos têm alguma exposição.
Havia mais dois fundos do BNP Paribas que tinham visto a sua negociação suspensa pela mesma razão, mas não estavam a ser negociados em Portugal.
O BNP Paribas antecipa que a cotação do Parvest Dynamic ABS caia quatro a cinco por cento, face a 7 de Agosto, mas este valor é meramente indicativo já que quando voltar a ser transaccionado a cotação pode ser outra.
De acordo com informação disponível no site do Banco Best, uma das instituições portuguesas que está a comercializar o fundo Parvest Dynamic ABS em Portugal, quase 97 por cento do dinheiro deste fundo encontra-se aplicada em obrigações, não tendo qualquer participação no mercado bolsista.
A informação destes fundo de tesouraria mostra ainda que as cinco maiores posições onde está investido representam menos de 10 por cento do investimento total e são relativas a obrigações de taxa variável.
O património do fundo ascende a 1,3 mil milhões de euros.
O BNP Paribas refere que 90 por cento do fundo está investido em títulos de notação AAA e AA, notações estas que não sofreram quaisquer revisões por parte das agências de rating.