Fundo Magnum Capital vende empresa eólica Iberwind por mil milhões de euros
Lisboa, 02 out (Lusa) -- O fundo de capital privado Magnum Capital vendeu hoje a Iberwind a um consórcio formado em partes iguais pela Cheung Kong Infrastructure Holdings Limited (CKI) e Power Assets Holdings Limited (PAH), por mil milhões de euros.
Sete anos depois da aquisição da empresa de energias renováveis por um grupo de investidores liderado pela Magnum, com cerca de 65% do capital social, a transação hoje efetuada "valoriza a Iberwind em mil milhões de euros", refere um comunicado entretanto divulgado.
A empresa eólica é o segundo maior operador em Portugal com 31 parques, correspondentes a 684 megawatts em operação e 42 megawatts em construção.
Durante o período que esteve sob o controlo da Magnum, a Iberwind viu a sua capacidade instalada ser aumentada em 41%, atingindo elevados níveis de eficiência, destaca a nota.
A CKI é a maior empresa de infraestruturas cotada em Hong Kong, parte do conglomerado Cheung Kong Group, presidido pelo empresário Li Ka Shing, considerado pela revista `Forbes` o 17º mais rico do mundo em 2015.
O grupo é composto por um conjunto de entidades cotadas com uma capitalização bolsista agregada de 117,4 mil milhões de euros (a valores de 10 de setembro de 2015) e conta com operações em mais de 50 países com um total de 290 mil empregados.
A Power Assets faz parte do Grupo Cheung Kong e tem investimentos nas áreas de geração, transporte e distribuição de eletricidade, energias renováveis e distribuição de gás.
A transação fica apenas condicionada à autorização da Autoridade da Concorrência.
"Estamos muito satisfeitos e honrados por ter trazido para Portugal o Grupo Cheung Kong, um dos maiores conglomerados económicos mundiais, com uma larga experiência em vários domínios financeiros e industriais, nomeadamente na área da produção e distribuição de energia elétrica", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Iberwind, João Talone.
O Magnum Capital foi fundado em 2006 por João Talone, Angel Corcostegui e Enrique de Leyva aos quais se juntou João Coelho Borges. Com um capital inicial de 866 milhões de euros, tem por objetivo o investimento e desenvolvimento de empresas com centro de atividade em Espanha e Portugal.
SMS// ATR
Lusa/Fim