Fundo soberano norueguês com retorno de 21,7 mil milhões de euros no 2.º trimestre do ano

por RTP
Uma máquina de fazer dinheiro. Sai petróleo e gás do país. Entra dinheiro. Muitos, muitos milhões Reuters

É o maior fundo do mundo. É também conhecido como o fundo para as gerações futuras, na Noruega, uma vez que investe o dinheiro que o país faz com a indústria de petróleo e gás. E no 2.º trimestre do ano teve um retorno de 21,7 mil milhões de euros.

Petróleo e gás é algo que abunda por terras norueguesas. Mas que não vai durar para sempre. Por isso o fundo soberano da Noruega é gerido, em boa parte, a pensar nas gerações futuras, que terão também assim um benefício com a venda de petróleo e gás.

E por estes tempos os investimentos têm tido resultados recorde. Um rendimento de 2,6% no 2.º trimestre do ano, ou seja, 21,7 mil milhões de euros de retorno. O melhor de sempre.

O dinheiro aplicado na Nestlé, na chinesa Tencent e na Novartis foi o que mais contribuiu para este resultado positivo. Ajudou muito, também, a aplicação em ações, com uma rentabilidade média de 3,4 por cento, revelou em comunicado o banco público Norges Bank Investment Management, encarregado da gestão.

Em Portugal, o Norge Bank tem participações no capital da Semapa, EDP e BCP.

Este fundo é tão grande que representa duas vezes e meia o tamanho da economia norueguesa. Tem sob gestão 861 mil milhões de euros.

E onde é aplicado este dinheiro? O investimento em ações correspondeu a cerca a 65 por cento do total, 32,4% em obrigações e 2,5% no imobiliário.
pub