Fundos soberanos interessados na EDP, diz António Mexia

Lisboa, 23 Mai (Lusa) - A EDP recebeu indicações de interesse na sua unidade de energias renováveis por parte de fundos soberanos, afirmou à agência Lusa o presidente-executivo da eléctrica, António Mexia, poucos dias antes de apresentar a EDP Renováveis no Dubai.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Isto demonstra que são países muito interessados em energias renováveis, uma vez que eles também desenvolvem cidades inteiras a partir do zero, auto-suficientes em termos energéticos, com energias renováveis", afirmou o responsável em Madrid, durante o `road-show` que está a realizar pelas principais praças financeiras mundiais, para apresentar a EDP Renováveis a investidores institucionais.

"Tem sido muito claro o interesse [dos fundos soberanos]", afirmou António Mexia, acrescentando que na próxima semana a sua equipa vai ao encontro destes investidores.

Na próxima semana, a equipa de gestão da EDP Renováveis viaja para o Dubai, onde vai procurar atrair investidores locais - incluindo fundos detidos por Estados, os chamados fundos soberanos - para a Oferta Pública de Subscrição de acções da empresa, que começou segunda-feira e vai decorrer até 30 de Maio.

"Temos atraído o interesse de todo o tipo de investidores, quer dos que estão focados nos fundamentais, de longo prazo, quer dos que estão focados apenas em IPO [Ofertas Públicas Iniciais], quer daqueles que acreditam apenas no sector da energia ou de `hedge funds` de curto prazo", adiantou.

Para a segunda semana do `road-show`, António Mexia pretende conseguir que o "maior número de pessoas percebam exactamente os méritos desta operação", que é "um suporte estrutural para o crescimento desta companhia, que vai ser uma das mais cresce em termos mundiais".

O presidente da EDP e `chairman` da EDP Renováveis garante que a empresa não vai voltar a dispersar capital no mercado, com a casa mãe a manter em sua posse 75 por cento do capital, após a conclusão da actual Oferta de Subscrição, a 30 de Maio.

ARC/FAL

Lusa/Fim


PUB