Gala Porco d`Ouro distingue 11 explorações e atribui duas menções honrosas

Leiria, 22 jun (Lusa) - A Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS) distinguiu hoje 11 explorações suinícolas, que se destacaram pela produtividade numérica, taxa de partos e leitões desmamados.

Lusa /

O presidente da FPAS, Vítor Menino, disse que "uma das principais preocupações desta gala é transmitir à sociedade em geral a preocupação que o setor tem com o bem-estar animal e com a sustentabilidade ambiental", demonstrando que a suinicultura "é um setor responsável e cumpridor de toda a legislação".

"Felizmente, com a profissionalização e evolução que temos tido e com muito trabalho do movimento associativo, os factos negativos são cada vez menos. Não pode haver suinicultores que agridam o meio ambiente", reforçou o dirigente.

Durante a Gala Porco d`Ouro, que decorreu em Leiria, foi ainda atribuído um prémio ambiental.

Vítor Menino demonstrou que a importância que a FPAS dá ao meio ambiente está evidente na atribuição do "prémio máximo" - galardão Diamante - que foi entregue à exploração Nuno Correia, da empresa Intersuínos. "Este prémio é entregue a quem consegue o melhor desemprenho ambiental".

Segundo o presidente da FPAS, este evento pretende ser uma "homenagem e distinção ao esforço para implementação de novas técnicas de produção e novos objetivos e desafios que se têm vindo a colocar".

Por outro lado, é também uma forma de "dar visibilidade ao setor e criar alguma competitividade positiva, que se quer se seja cada vez maior".

Na 1ª categoria, de 10 a 350 porcas, a Exploração Cristelo, da empresa Porcinveste, conquistou o Prémio Produtividade Numérica e Prémio Taxa de Partos. Neste escalão, a FPAS atribuiu o Prémio Leitões desmamados por Porca Reformada (leitões produzidos pela porca na sua vida produtiva) à Exploração Aroeira, da empresa Valorgado.

A Exploração António Lopes Gameiro, da empresa Ti António, venceu o Prémio Produtividade Numérica na 2ª categoria, de 351 a 600 porcas. Os prémios Taxa de Partos e Leitões desmamados por Porca Reformada foram para a Exploração Lagameças, da empresa Intersuínos.

Na 3.ª categoria, superior a 601 porcas, a exploração Nuno Correia, da empresa Intersuínos, conquistou o Prémio Produtividade Numérica. Neste escalão, o Prémio Taxa de Partos foi entregue à exploração Cortageira, da empresa Raporal, e o Prémio Leitões desmamados por Porca Reformada à exploração Reis & Silva.

A FPAS distinguiu ainda a Exploração Nuno Correia com os prémios especiais Porco Diamante e Máxima Produtividade Numérica.

Durante a gala foi atribuída uma menção honrosa a José Inácio, numa homenagem a título póstumo. Segundo a FPAS, José Inácio foi o precursor das grandes explorações em Portugal. "Só ele chegou a negociar cerca de 90% dos animais comercializados em Portugal", informa a FPAS.

A outra menção honrosa, Homenagem Mérito e Excelência, foi para Joaquim Dias, o "pai" da FPAS. "É a assinatura dele que consta na ata assinada há 35 anos. Foi ele que conseguiu juntar várias associações com reduzido peso e representatividade na atual Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores", acrescenta a FPAS.

Tópicos
PUB