Galp, Delta, TMN, SuperBock e RTP entre as marcas preferidas dos portugueses

Galp, Delta, TMN, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Super Bock e RTP são algumas das marcas nacionais preferidas pelos portugueses em cada área de actividade, refere um estudo das Seleções do Reader`s Digest.

Agência LUSA /

O estudo "Marcas de Confiança 2006", que avalia a confiança dos consumidores na União Europeia, conclui que mais de um terço das insígnias escolhidas pelos portugueses são nacionais.

"Mesmo quando se movem em sectores onde a concorrência internacional é intensa, os portugueses aconselham os produtos nacionais à família e aos amigos", aponta o documento.

Entre as marcas que apresentam uma maior percentagem no total da sua área de actividade, a Fula consegue 72 por cento nos óleos alimentares e a Galp 60 por cento entre as gasolineiras.

Na categoria cafés, a Delta obtém 59 por cento, e entre os operadores da rede móvel a TMN é a preferida, com 52 por cento.

A Super Bock é a marca de cerveja escolhida pelos consumidores portugueses, com 44 por cento do total neste área, mas a Sagres aproxima-se, refere o estudo.

Na banca, a preferência vai para a Caixa Geral de Depósitos (40 por cento) e na distribuição, o Continente está em primeiro lugar com 31 por cento entre os hiper e supermercados.

A "confirmar a subida de audiências da televisão pública", e depois da turbulência dos últimos anos, a RTP, com 42 por cento, mantém a liderança ganha há dois anos à SIC.

Quando está em causa a saúde, o Ben-U-Ron é o escolhido entre os analgésicos, o Bisolvon para solucionar a tosse e constipações e a Mebocaina para as dores de garganta.

A Nestlé é a marca que colhe mais opiniões (60 por cento) na categoria chocolates, enquanto a Cérelac (44 por cento) é a escolhida nas farinhas lácteas e a Kellogg`s (33 por cento) nos cereais de pequeno-almoço.

Para alimentar os animais de estimação, os portugueses optam mais pela marca Friskies, com 24 por cento dos votos.

Na higiene e beleza a Nívea surge em primeiro lugar, nos dentífricos é a Colgate, no gel de banho a Dove e nos cuidados com o cabelo é a Pantene.

Na hora de escolher a marca dos electrodomésticos, os portugueses escolhem a Míele e a Philips perde a segunda posição para a Bosch, e nos detergentes reforçam a confiança no Skip.

A Mercedes-Benz mantém-se como marca de maior reconhecimento nos automóveis, a Hewlett Packard nos computadores, a Canon nas máquinas fotográficas e a Nokia nos telemóveis.

A Visa continua a ser o cartão com mais crédito junto dos portugueses sendo a preferência de 48 por cento dos leitores da revista Seleções do Reader`s Digest.

O estudo revela ainda que a confiança dos consumidores é ganha com o facto de a marca demonstrar ser responsável em termos ambientais, segundo a opinião de 80 por cento dos inquiridos.

Por outro lado, 31 por cento dos portugueses acredita que, "regularmente, há marcas pelas quais vale a pena pagar mais".

Em Portugal, o estudo foi realizado através de questionário enviado pelo correio a assinantes das Seleções do Reader`s Digest, num total de 1.022 respostas.

O estudo representa cerca de quatro milhões de lares europeus em 14 países.

PUB