Galp e Goldenergy permitem poupar mais de 100 euros no tarifário de eletricidade e gás
Lisboa, 01 jul (Lusa) - A Galp Energia e a Goldenergy ganharam o segundo leilão de energia da Deco, podendo os consumidores poupar até 152 euros anuais se aderirem à proposta dual destas operadoras, que inclui eletricidade e gás natural.
De acordo com informação disponibilizada hoje pela Deco, nestas duas ofertas, "a poupança face ao mercado regulado pode passar os 100 euros anuais", sendo o valor médio de poupança de 65 euros por ano.
Os consumidores que estejam no mercado regulado e que optem por uma destas modalidades conseguem uma poupança entre os 4% e os 7%, o equivalente a uma poupança entre os 16 e os 152 euros, segundo as contas da Deco.
A associação de defesa do consumidor garante ainda que, com este leilão, foi conseguido um "contrato limpo de qualquer cláusula lesiva dos interesses dos consumidores", bem como "anular o recente aumento médio de 2,4% nas tarifas de gás natural" e fazer com que os tarifários não sejam indexados aos aumentos trimestrais do regulador.
Na opção de eletricidade com tarifa simples e gás natural, a Galp Energia foi a operadora que apresentou uma proposta melhor, com uma poupança média de 65 euros, o equivalente a um desconto médio de 7% sobre o total da fatura das duas energias.
Já na modalidade de eletricidade com tarifa bi-horária e gás natural, a proposta mais vantajosa é a da Goldenenergy, que permite uma poupança média de 56 euros, ou seja, um desconto médio de 4% na fatura.
Finalmente, na opção de eletricidade com tarifa simples, o melhor tarifário é o apresentado pela Galp, com uma poupança média de 21 euros, correspondendo a um desconto de 4% sobre o total da fatura, de acordo com as contas da Deco.
Em declarações enviadas à agência Lusa, a Galp afirma que, "com esta participação no leilão, a empresa contribuiu mais uma vez para o aumento da competitividade dos mercados de eletricidade e gás natural, oferecendo soluções competitivas e inovadoras enquanto fornecedor das famílias portuguesas".