Galp Energia baixa preços do gás de botija em 4,1 %
A Galp Energia vai descer a partir de terça-feira os preços do gás de botija em 4,1 por cento e o gás propano para clientes industriais entre 3 e 4 por cento, anunciou hoje a petrolífera.
O gás engarrafado, vulgarmente designado gás de botija, para utilização doméstica e em pequenos estabelecimentos comerciais vai descer 4,1 por cento.
O gás propano a granel para os segmentos industrial e de serviços descerá entre 3 e 4 por cento, consoante os escalões de consumo.
A empresa justifica esta baixa com o "desagravamento parcial dos preços internacionais" iniciado em Dezembro.
A Galp Energia afirma ainda que no caso do GPL-Auto, que desta vez não descerá, entre meados de Novembro e o início de Janeiro o preço caiu 11 por cento, tendo sido feitas quatro reduções.
A petrolífera recorda que entre Setembro e Outubro de 2004 tinha sido obrigada a aumentar os preços do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) sob a pressão da escalada abrupta das cotações internacionais do petróleo, em especial do GPL.
No caso do GPL utilizado no segmento residencial, as cotações médias internacionais registaram uma subida superior a 30 por cento entre Julho e Outubro, refere a Galp.