Galp Energia investe 6,8 ME em unidade enchimento de garrafas de gás em Sines
A Galp Energia inaugura terça-feira a nova unidade de enchimento de garrafas de gás de petróleo liquefeito (GPL) na refinaria de Sines, num investimento de 6,8 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.
A nova unidade vai permitir à Galp Gás reforçar a eficiência operacional na distribuição de gás engarrafado no Sul do país, uma vez que passarão a sair de Sines mais 18 mil toneladas por ano de gás butano e sete mil de gás propano.
A Galp Energia afirma também que a nova unidade, construída em apenas oito meses, permitirá suportar a penetração da empresa no Sul de Espanha.
A localização da unidade de enchimento no interior da refinaria de Sines, com a proximidade das cavernas de armazenagem de GPL da Sigas, do terminal marítimo e da ferrovia, é considerada pela empresa uma importante vantagem competitiva.
Permite ainda, dada a proximidade em relação aos locais de distribuição, reduzir o percurso médio de transporte rodoviário por embalagem consumida, com ganhos a nível da racionalidade e eficiência do sistema de distribuição e a nível ambiental.
A nova unidade de enchimento estará equipada com dois carrosséis de enchimento, estando prevista a expansão para um terceiro de forma a dar resposta ao crescimento da Galp Gás no mercado espanhol de GPL.