Galp voltou a baixar os preços da gasolina e do gasóleo

O preço dos combustíveis voltou a descer esta madrugada com a Galp a colocar no mercado desde a meia-noite de hoje o gasóleo mais barato quatro cêntimos e a gasolina um cêntimo.

RTP /
Os portugueses vão aproveitar mais esta redução no preço dos combustíveis RTP

A queda do preço do barril de petróleo voltou a permitir à portuguesa Galp descer os preços dos combustíveis o que aconteceu desde a meia-noite de hoje em relação ao gasóleo e à gasolina.

Os portugueses têm desde a madrugada de hoje o gasóleo mais barato quatro cêntimos, enquanto a gasolina está mais barata um cêntimo.

Face a esta descida no preço dos combustíveis por parte da Galp é bem provável que este acerto seja seguido pelas outras gasolineiras, principalmente a BP e Repsol, já na próxima madrugada.

Esta nova descida no preço nos combustíveis chega no dia em que se anuncia que o consumo de gasolina caiu, este ano, entre sete e oito por cento com os principais lesados por esta quebra a serem o Estado, a Galp e a Brisa.

Muitos consumidores decidiram fazer boicote à gasolina e desta forma o consumo caiu para níveis históricos com a procura por gasolinas a desceu sete por cento.

No caso da Galp a empresa diz que nos últimos três meses a queda no consumo ultrapassou os oito por cento enquanto o gasóleo rodoviário caiu mais de dois por cento em comparação com o mesmo período do ano passado.

Face a esta quebra no consumo também as concessionárias das auto-estradas acabam por ser penalizadas e nos últimos meses a Brisa terá registado menor tráfego e terá arrecadado menos receitas.

Já o Estado nos primeiros seis meses deste ano arrecadou menos 17 por cento de impostos sobre produtos petrolíferos.

Quanto aos motivos da redução da procura são vários a começar pela troca do carro por transportes públicos, segue-se a toca por GPL, um mercado que cresceu 10 por cento só este ano.

Outra das razões apresentadas terá a ver com o aumento da procura dos combustíveis em Espanha em detrimento do consumo em Portugal.

Petróleo volta a baixar

Os preços do petróleo voltaram a baixar e em Nova Iorque o barril de light foi negociado a 112,31 dólares, sendo o valor mais baixo desde há quase três meses e meio.

Já em Londres, o preço do barril de Brent, que serve de referência para o mercado português caiu para menos de 112 dólares.

Estes recuos são justificados com a divulgação de novos dados do Governo americano que revelam que a procura de petróleo nos Estados Unidos durante o primeiro semestre registou a maior queda dos últimos 26 anos.
PUB