Gescartão dispara mais de 10% após Sonae vender posição na empresa

A Gescartão esteve já hoje a subir mais de 10 por cento na bolsa portuguesa para um valor próximo do máximo histórico, após a Sonae ter anunciado sexta-feira que vendeu a participação na empresa aos espanhóis da Europac.

Agência LUSA /

Ao início da sessão, a fabricante de papel +kraft+ avançou 10,76 por cento para 11,94 euros, a seis cêntimos do valor mais alto desde que está cotada na Euronext Lisboa.

Na sexta-feira, a Sonae anunciou que acordou os termos para a alienação à Europac da totalidade da sua participação e créditos na Imocapital, sociedade que detém uma participação de 65 por cento na Gescartão, bem como de acções representativas de 3,58 por cento da Gescartão".

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a +holding+ liderada por Belmiro de Azevedo adiantou ainda que "as alienações (...) representarão um encaixe para a Sonae de cerca de 97,9 milhões de euros e um impacto no resultado líquido consolidado atribuível à Sonae de cerca de 34 milhões de euros".

O negócio está dependente de aprovação da Autoridade para a Concorrência.

Confirmou-se assim o cenário dado como mais provável pelos analistas, a saída da Sonae e o controlo da empresa por parte da Europac.

A empresa espanhola fica com cerca de 76,6 por cento da Gescartão, os 65 por cento detidos pela Imocapital, mais os oito por cento que já detinha e os 3,58 por cento até aqui detidos directamente pela Sonae, também alienados.

Mesmo com esta compra, a Europac não fica obrigada a lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Gescartão, isto porque se considera que os direitos de voto da Imocapital já lhe pertenciam, pelo que não há alteração em termos de imputação dos direitos de voto.

Esta interpretação tinha sido já tornada pública pela entidade reguladora do mercado de capitais.

Segundo parecer da reguladora, pedido pelos intervenientes, não existe "obrigatoriedade de lançamento" de oferta no caso de "transmissão de acções" dentro da Imocapital, sociedade que controla a Gescartão, detida em partes iguais pela Sonae e Europac.

às 9:05 horas de Lisboa, as acções da Gescartão seguiam a ganhar 4,08 por cento para 11,22 euros, e as da Sonae SGPS progrediam 0,86 por cento para 1,17 euros, na bolsa de Lisboa, enquanto as da Europac progrediam 2,42 por cento para 4,24 euros na praça de Madrid.

PUB