Google Finance enriquecido para fazer frente ao Yahoo! Finance
O grupo Google optimizou e actualizou os conteúdos e ferramentas do site de informações financeiras, o Google Finance, para tentar competir com o Yahoo! Finance, líder neste campo.
Lançado em Março, o Google Finance ainda não conseguiu entrar no círculo dos 20 principais sites de dados financeiros e a sua contribuição no tráfico global do Google mantém-se reduzida, segundo dados da Nielsen e Hitwise.
Sem fazer um anúncio oficial, o Google Finance acrescentou, esta semana, dados na página de acolhimento, com as principais informações do dia, os valores em destaque, e a evolução das moedas.
Permite também personalizar os dados, como o portfólio de acções, que se pode importar de sites concorrentes, ou ainda gráficos de valores personalizados.
Segundo Nielsen Net Ratings, o Google Finance atraiu em Novembro 914.000 visitantes únicos, ficando em 36º no ranking da categoria, contra os 12,8 milhões do Yahoo! Finance.
Seguem-se o Microsoft MSN Money e o AOL Money, com 10,7 e 10,5 milhões de visitantes respectivamente.
Os sites de dados financeiros são os mais visitados na Internet e o seu público de investidores atrai os publicitários.
Na semana passada, segundo a classificação de Hitwise, o Google Finance só atraiu 0,70 por cento do tráfego de tipo de sites, enquanto que o Yahoo! Finance, primeiro da categoria, atraiu 35 por cento, seguido do Microsoft MSN Money, com 12 por cento.
O Google Finance é um dos raros casos de fracasso que o grupo conheceu, tal como foi o caso do site de perguntas e respostas Google Answers fechado recentemente. Também o Google Answer tinha sido ultrapassado largamente pelo Yahoo! Answers, lançado há um ano.