Governo anuncia compra de cinco aviões substitutos dos C-130 por 827 milhões de euros

por RTP
O primeiro avião deverá chegar a Portugal em fevereiro de 2023 Embraer

O Governo anunciou esta quinta-feira a compra à empresa brasileira Embraer de cinco aviões KC-390, substitutos dos Hércules C-130, por um total de 827 milhões de euros, após reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O negócio inclui também a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida, segundo o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

O primeiro destes aviões de carga e transporte tem entrega prevista à Força Aérea Portuguesa em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027.


De acordo com um comunicado do Conselho de Ministros, esta aquisição permite reforçar "as capacidades adicionais de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais".

Reforçará ainda as "atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos".

"As características únicas da aeronave KC-390 estabelecem um novo padrão para o transporte militar estratégico, até aqui apenas possível de assegurar com aeronaves quadrimotores", explica o comunicado.

Tópicos